domingo, 28 de junho de 2015

Como enfrentar o sofrimento e a perseguição.



Salmo 109.1-31:

1 -Ó DEUS do meu louvor, não te cales,
2 -Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.
3 -Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa.
4 -Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.
5 -E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor.
6 -Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.
7 -Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado.
8 -Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.
9 -Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher.
10 -Sejam vagabundos e pedintes os seus filhos, e busquem pão fora dos seus lugares desolados.
11 -Lance o credor mão de tudo quanto tenha, e despojem os estranhos o seu trabalho.
12 -Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos.
13 -Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.
14 -Esteja na memória do SENHOR a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe.
15 -Antes estejam sempre perante o SENHOR, para que faça desaparecer a sua memória da terra.
16 -Porquanto não se lembrou de fazer misericórdia; antes perseguiu ao homem aflito e ao necessitado, para que pudesse até matar o quebrantado de coração.
17 -Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele.
18 -Assim como se vestiu de maldição, como sua roupa, assim penetre ela nas suas entranhas, como água, e em seus ossos como azeite.
19 -Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre.
20  Seja este o galardão dos meus contrários, da parte do SENHOR, e dos que falam mal contra a minha alma.
21 -Mas tu, ó DEUS o Senhor, trata comigo por amor do teu nome, porque a tua misericórdia é boa, livra-me,
22 -Pois estou aflito e necessitado, e o meu coração está ferido dentro de mim.
23 -Vou-me como a sombra que declina; sou sacudido como o gafanhoto.
24 -De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece.
25 -E ainda lhes sou opróbrio; quando me contemplam, movem as cabeças.
26 -Ajuda-me, ó SENHOR meu Deus, salva-me segundo a tua misericórdia.
27 -Para que saibam que esta é a tua mão, e que tu, SENHOR, o fizeste.
28 -Amaldiçoem eles, mas abençoa tu; quando se levantarem fiquem confundidos; e alegre-se o teu servo.
29 -Vistam-se os meus adversários de vergonha, e cubram-se com a sua própria confusão como com uma capa.
30 -Louvarei grandemente ao SENHOR com a minha boca; louvá-lo-ei entre a multidão.
31 -Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma.

Salmo 119.153-160:

153 -Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
154 -Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
155 -A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.
156 -Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
157 -Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.
158 -Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.
159 -Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.
160 -A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Mateus 5.3-12:

3 -Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 -Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 -Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 -Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 -Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 -Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 -Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 -Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 -Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 -Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

João 15.18:

18 -Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

João 16.4:

4 -Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.

Romanos 8.18-30:

18 -Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
19 -Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
20 -Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
21 -Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
22 -Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
23 -E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
24 -Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
25 -Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
26 -E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 -E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
28 -E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 -Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
30 -E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

2 Corintios 4.1-15:

1 -POR isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;
2 -Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.
3 -Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
4 -Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
5 -Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
6 -Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
7 -Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
8 -Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9 -Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
10 -Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
11 -E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
12 -De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida.
13 -E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos.
14 -Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco.
15 -Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus.

Hebreus 12.1-11:

1 -PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2 -Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
3 -Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
4 -Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
5 -E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6 -Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7 -Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 -Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 -Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?
10 -Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 -E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.

1 Pedro 4.12-19:

12 -Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13 -Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
14 -Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
15 -Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
16 -Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.
17 -Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
18 -E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
19 -Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.










Nenhum comentário:

Postar um comentário