sexta-feira, 31 de julho de 2015

Preocupação com a velhice.



Salmo 37.23-29:

23 -Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho.
24 -Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão.
25 -Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.
26 -Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada.
27 -Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre.
28 -Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.
29 -Os justos herdarão a terra e habitarão nela para sempre.


Isaías 46.3-4:

3 -Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre.
4 -E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Confiança no futuro.



Isaías 35.1-10:

1 -O DESERTO e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.
2 -Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do Carmelo e Sarom; eles verão a glória do SENHOR, o esplendor do nosso Deus.
3 -Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes.
4 -Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará.
5 -Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.
6 -Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.
7 -E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos.
8 -E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão.
9 -Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele.
10 -E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.

Isaías 60.1-22:

1 -LEVANTA-TE, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti;
2 -Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.
3 -E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.
4 -Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes já se ajuntaram, e vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado.
5 -Então o verás, e serás iluminado, e o teu coração estremecerá e se alargará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas dos gentios virão a ti.
6 -A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos virão de Sabá; ouro e incenso trarão, e publicarão os louvores do SENHOR.
7 -Todas as ovelhas de Quedar se congregarão a ti; os carneiros de Nebaiote te servirão; com agrado subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.
8 -Quem são estes que vêm voando como nuvens, e como pombas às suas janelas?
9 -Certamente as ilhas me aguardarão, e primeiro os navios de Társis, para trazer teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do SENHOR teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou.
10 -E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti.
11 -E as tuas portas estarão abertas de contínuo, nem de dia nem de noite se fecharão; para que tragam a ti as riquezas dos gentios, e, conduzidos com elas, os seus reis.
12 -Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas.
13 -A glória do Líbano virá a ti; a faia, o pinheiro, e o álamo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário, e glorificarei o lugar dos meus pés.
14 -Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel.
15 -Em lugar de seres deixada, e odiada, de modo que ninguém passava por ti, far-te-ei uma excelência perpétua, um gozo de geração em geração.
16 -E mamarás o leite dos gentios, e alimentar-te-ás ao peito dos reis; e saberás que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó.
17 -Por cobre trarei ouro, e por ferro trarei prata, e por madeira, bronze, e por pedras, ferro; e farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores.
18 -Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, desolação nem destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas Louvor.
19 -Nunca mais te servirá o sol para luz do dia nem com o seu resplendor a lua te iluminará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória.
20 -Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
21 -E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.
22 -O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o SENHOR, ao seu tempo o farei prontamente.

Jeremias 29.10-14:

10 -Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
11 -Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
12 -Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 -E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
14 -E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

1 Pedro 1.3-5:

3 -Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 -Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
5 -Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,

Apocalipse 21.1-8:

1 -E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 -E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 -E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4 -E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 -E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6 -E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7 -Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8 -Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Como entender seu relacionamento com o próximo.



Deuteronômio 5.16-21:

16 -Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
17 -Não matarás.
18 -Não adulterarás.
19 -Não furtarás.
20 -Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21 -Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Provérbios 3.27-35:

27 -Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo.
28 -Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo.
29 -Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente.
30 -Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal.
31 -Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos.
32 -Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.
33 -A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.
34 -Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos.
35 -Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha.

Mateus 18.15-17:

15 -Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
16 -Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
17 -E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Mateus 18.21-35:

21 -Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
22 -Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
A parábola do credor incompassivo
23 -Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 -E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 -E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 -Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 -Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 -Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 -Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 -Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 -Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 -Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 -Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 -E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 -Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Romanos 14.13-23:

13 -Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
14 -Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
15 -Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
16 -Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
17 -Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
18 -Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
19 -Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
20 -Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
21 -Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
22 -Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
23 -Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Romanos 15.1-6:

1 -MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
2 -Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
3 -Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
4 -Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
5 -Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.
6 -Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

Gálatas 6.1-10:

1 -IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.
2 -Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
3 -Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
4 -Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
5 -Porque cada qual levará a sua própria carga.
6 -E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.
7 -Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
8 -Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
9 -E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
10 -Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

Colossenses 3.12-17:

12 -Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 -Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14 -E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
15 -E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
16 -A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.
17 -E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

1 João 4.7-12:

7 -Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 -Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
9 -Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
10 -Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
11 -Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
12 -Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.











terça-feira, 28 de julho de 2015

Para entender seu relacionamento com Deus.



Deuteronômio 5.1-22:

1 -E CHAMOU Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos; e aprendê-los-eis, e guardá-los-eis, para os cumprir.
2 -O SENHOR nosso Deus fez conosco aliança em Horebe.
3 -Não com nossos pais fez o SENHOR esta aliança, mas conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos.
4 -Face a face o SENHOR falou conosco no monte, do meio do fogo
5 -(Naquele tempo eu estava em pé entre o SENHOR e vós, para vos notificar a palavra do SENHOR; porque temestes o fogo e não subistes ao monte), dizendo:
6 -Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão;
7 -Não terás outros deuses diante de mim;
8 -Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
9 -Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
10 -E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
11 -Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão.
12 -Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o SENHOR teu Deus.
13 -Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho.
14 -Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;
15 -Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.
16 -Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.
17 -Não matarás.
18 -Não adulterarás.
19 -Não furtarás.
20 -Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
21 -Não cobiçarás a mulher do teu próximo; e não desejarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
O povo pede a Moisés que receba a lei do Senhor.
22 -Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.

Salmo 139.1-24:

1 -SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2 -Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 -Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 -Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
5 -Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6 -Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7 -Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 -Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 -Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 -Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 -Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12 -Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13 -Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 -Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 -Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16 -Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
17 -E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!
18 -Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
19 -Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.
20 -Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.
21 -Não odeio eu, ó SENHOR, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22 -Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.
23 -Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 -E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

João 15.1-17:

1 -EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 -Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 -Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 -Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 -Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 -Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
7 -Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
8 -Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
9 -Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
10 -Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 -Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 -O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
13 -Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
14 -Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
15 -Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.
16 -Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
17 -Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Romanos 5.1-11:

1 -TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 -Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 -E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 -E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 -E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 -Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 -Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 -Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 -Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 -Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 -E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Romanos 8.1-17:

1 -PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
2 -Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 -Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
4 -Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
5 -Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
6 -Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
7 -Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 -Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
9 -Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
10 -E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
11 -E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
12 -De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne.
13 -Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.
14 -Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
15 -Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.
16 -O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 -E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.






segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ao iniciar um novo trabalho.




Provérbios 11.3:

3 -A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá.

Provérbios 22.29:

29 -Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior.

Romanos 12.3-11:

3 -Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 -Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 -Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 -De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 -Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 -Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9 -O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 -Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 -Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

1 Tessalonicenses 5.12-18:

12 -E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
13 -E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
14 -Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
15 -Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
16  Regozijai-vos sempre.
17 -Orai sem cessar.
18 -Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

2 Tessalonicenses 3.6-13:

6 -Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 -Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 -Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9 -Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 -Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 -Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
12 -A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 -E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

1 Pedro 4.7-11:

7 -E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
8 -Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
9 -Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
10 -Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
11 -Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.











sexta-feira, 24 de julho de 2015

Como compartilhar seus dons.



Êxodo 35.20-29:

20 -Então toda a congregação dos filhos de Israel saiu da presença de Moisés,
21 -E veio todo o homem, a quem o seu coração moveu, e todo aquele cujo espírito voluntariamente o excitou, e trouxeram a oferta alçada ao SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.
22 -Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR;
23 -E todo o homem que se achou com azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras, e peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugos, os trazia;
24 -Todo aquele que fazia oferta alçada de prata ou de metal, a trazia por oferta alçada ao SENHOR; e todo aquele que possuía madeira de acácia, a trazia para toda a obra do serviço.
25 -E todas as mulheres sábias de coração fiavam com as suas mãos, e traziam o que tinham fiado, o azul e a púrpura, o carmesim e o linho fino.
26 -E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das cabras.
27 -E os príncipes traziam pedras de ônix e pedras de engastes para o éfode e para o peitoral,
28 -E especiarias, e azeite para a luminária, e para o azeite da unção, e para o incenso aromático.
29 -Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o SENHOR ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao SENHOR.

Malaquias 3.6-12:

6 -Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
7 -Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 -Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9  Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 -Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 -E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 -E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.

Lucas 21.1-4:

1 -E, OLHANDO ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro;
2 -E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas;
3 -E disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos, esta pobre viúva;
4 -Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha.

Atos 2.43-47:

43 -E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 -E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 -E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 -E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 -Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Atos 4.32-37:

32 -E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33 -E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 -Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 -E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
36 -Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
37 -Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

Romanos 12.9-13:

9 -O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 -Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 -Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 -Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 -Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

1 Coríntios 16.1-4:

1 -ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
2 -No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
3 -E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.
4 -E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo.

2 Coríntios  8.1-15:

1 -TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia;
2 -porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
3 -Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.
4 -Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
5 -E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus.
6 -De maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também acabasse esta graça entre vós.
7 -Portanto, assim como em tudo abundais em fé, e em palavra, e em ciência, e em toda a diligência, e em vosso amor para conosco, assim também abundeis nesta graça.
8 -Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso amor.
9 -Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.
10 -E nisto dou o meu parecer; pois isto convém a vós que, desde o ano passado, começastes; e não foi só praticar, mas também querer.
11 -Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes.
12 -Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.
13 -Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão,
14 -Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade;
15 -Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos.

2 Coríntios 9.6-15:

6 -E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
7 -Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 -E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
9 -Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; A sua justiça permanece para sempre.
10 -Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
11 -Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus.
12 -Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus.
13 -Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;
14 -E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.
15 -Graças a Deus pelo seu dom inefável!












quinta-feira, 23 de julho de 2015

Onde buscar a verdade.



Salmo 119.153-160:

153 -Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
154 -Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
155 -A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.
156 -Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
157 -Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.
158 -Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.
159 -Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.
160 -A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

João 8.31-47:

31 -Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
32 -E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 -Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 -Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
35 -Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
36 -Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
37 -Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.
38 -Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.
39 -Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
40 -Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
41 -Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus.
42 -Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
43 -Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.
44 -Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
45 -Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
46 -Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?
47 -Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.

João 14.6-14:

6 -Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 -Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 -Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 -Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 -Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11 -Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12 -Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
13 -E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 -Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

João 16.4b-15:

4b-E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
5 -E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
6 -Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
7 -Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 -E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 -Do pecado, porque não crêem em mim;
10 -Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 -E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 -Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 -Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 -Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 -Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.

1 Timóteo 2.1-7:

1 -ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
2 -Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 -Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 -Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
5 -Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
6 -O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
7 -Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.










quarta-feira, 22 de julho de 2015

Onde buscar refúgio e fortaleza.



Salmo 46.1-11:

1 -DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 -Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.
3 -Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)
4 -Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.
5 -Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã.
6 -Os gentios se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.
7 -O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)
8 -Vinde, contemplai as obras do SENHOR; que desolações tem feito na terra!
9 -Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
10 -Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
11 -O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.)

Salmo 138.1-8:

1 -EU te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.
2 -Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.
3 -No dia em que eu clamei, me escutaste; e alentaste com força a minha alma.
4 -Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, quando ouvirem as palavras da tua boca;
5 -E cantarão os caminhos do SENHOR; pois grande é a glória do SENHOR.
6 -Ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.
7 -Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará.
8 -O SENHOR aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

Isaías 40.27-31:

27 -Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
28 -Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.
29 -Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 -Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;
31 -Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Isaías 51.12-16:

12 -Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu para que temas o homem que é mortal, ou o filho do homem, que se tornará em erva?
13 -E te esqueces do SENHOR que te criou, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente todo o dia o furor do angustiador, quando se prepara para destruir; pois onde está o furor do que te atribulava?
14 -O exilado cativo depressa será solto, e não morrerá na caverna, e o seu pão não lhe faltará.
15 -Porque eu sou o SENHOR teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas. O SENHOR dos Exércitos é o seu nome.
16 -E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo.

Efésios 6.10-20:

10 -No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 -Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 -Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 -Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 -Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 -E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 -Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 -Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 -Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
19 -E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20 -Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

2 Tessalonicenses 2.16-17:

16 -E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
17 -Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra.








terça-feira, 21 de julho de 2015

Onde buscar a salvação.



João 3.1-21:

1 -E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 -Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 -Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 -Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 -O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 -Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 -O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 -Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 -Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
11 -Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
12 -Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 -Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
14 -E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 -Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 -Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 -Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 -Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 -E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 -Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 -Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Romanos 1.16-17:

16 -Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17 -Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Romanos 3.21-31:

21 -Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
22 -Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
23 -Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
24 -Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25 -Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26 -Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 -Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
28 -Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29 -É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
30 -Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
31 -Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

Romanos 5.1-11:

1 -TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 -Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 -E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 -E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 -E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
6 -Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.
7 -Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer.
8 -Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
9 -Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
10 -Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
11 -E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.

Romanos 10.5-13:

5 -Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
6 -Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)
7 -Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)
8 -Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
9 -A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 -Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 -Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
12 -Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 -Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.

Efésios 1.3-14:

3 -Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 -Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
5 -E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 -Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
7 -Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 -Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
9 -Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 -De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 -Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
12 -Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
13 -Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
14 -O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.

Efésios 2.1-10:

1 -E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 -Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
3 -Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 -Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 -Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 -E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 -Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 -Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 -Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
10 -Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.






segunda-feira, 20 de julho de 2015

Onde buscar justiça.



Salmo 10.1-18:

1 -POR que estás ao longe, SENHOR? Por que te escondes nos tempos de angústia?
2 -Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
3 -Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao SENHOR.
4 -Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
5 -Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
6 -Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
7 -A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
8 -Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
9 -Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.
10 -Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
11 -Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.
12 -Levanta-te, SENHOR. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
13 -Por que blasfema o ímpio de Deus? dizendo no seu coração: Tu não o esquadrinharás?
14 -Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
15 -Quebra o braço do ímpio e malvado; busca a sua impiedade, até que nenhuma encontres.
16 -O SENHOR é Rei eterno; da sua terra perecerão os gentios.
17 -SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;
18 -Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

Salmo 17.1-15:

1 -OUVE, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.
2 -Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.
3 -Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.
4 -Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.
5 -Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.
6 -Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
7 -Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.
8 -Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
9 -Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
10 -Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.
11 -Têm-nos cercado agora nossos passos; e baixaram os seus olhos para a terra;
12 -Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.
13 -Levanta-te, SENHOR, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, com a tua espada;
14 -Dos homens com a tua mão, SENHOR, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.
15 -Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.

Salmo 75.1-10:

1 -A TI, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram.
2 -Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente.
3 -A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas. (Selá.)
4 -Disse eu aos loucos: Não enlouqueçais, e aos ímpios: Não levanteis a fronte;
5 -Não levanteis a vossa fronte altiva, nem faleis com cerviz dura.
6 -Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação.
7 -Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.
8 -Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.
9 -E eu o declararei para sempre; cantarei louvores ao Deus de Jacó.
10 -E quebrarei todas as forças dos ímpios, mas as forças dos justos serão exaltadas.

Salmo 94.1-23:

1 -Ó SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.
2 -Exalta-te, tu, que és juiz da terra; dá a paga aos soberbos.
3 -Até quando os ímpios, SENHOR, até quando os ímpios saltarão de prazer?
4 -Até quando proferirão, e falarão coisas duras, e se gloriarão todos os que praticam a iniqüidade?
5 -Reduzem a pedaços o teu povo, ó SENHOR, e afligem a tua herança.
6 -Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida.
7 -Contudo dizem: O SENHOR não o verá; nem para isso atenderá o Deus de Jacó.
8 -Atendei, ó brutais dentre o povo; e vós, loucos, quando sereis sábios?
9 -Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?
10 -Aquele que argüi os gentios não castigará? E o que ensina ao homem o conhecimento, não saberá?
11 -O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.
12 -Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei;
13 -Para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio.
14 -Pois o SENHOR não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança.
15 -Mas o juízo voltará à retidão, e segui-lo-ão todos os retos de coração.
16 -Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá por mim contra os que praticam a iniqüidade?
17 -Se o SENHOR não tivera ido em meu auxílio, a minha alma quase que teria ficado no silêncio.
18 -Quando eu disse: O meu pé vacila; a tua benignidade, SENHOR, me susteve.
19 -Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma.
20 -Porventura o trono de iniqüidade te acompanha, o qual forja o mal por uma lei?
21 -Eles se ajuntam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente.
22 -Mas o SENHOR é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do meu refúgio.
23 -E trará sobre eles a sua própria iniqüidade; e os destruirá na sua própria malícia; o SENHOR nosso Deus os destruirá.

Isaías 42.1-7:

1 -EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
2 -Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
3 -A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
4 -Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.
5 -Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
6 -Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
7 -Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.

Isaías 61.1-9:

1  O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
2 -A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 -A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.
4 -E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.
5 -E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.
6 -Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.
7 -Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
8 -Porque eu, o SENHOR, amo o juízo, odeio o que foi roubado oferecido em holocausto; portanto, firmarei em verdade a sua obra; e farei uma aliança eterna com eles.
9 -E a sua posteridade será conhecida entre os gentios, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os conhecerão, como descendência bendita do SENHOR.

Amós 5.21-24:

21 -Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro.
22 -E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.
23 -Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
24- Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.

Habacuque 1.1-2:

1 -O PESO que viu o profeta Habacuque.
2 -Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?









sexta-feira, 17 de julho de 2015

Como buscar ajuda de Deus.



Salmo 5.1-12:

1 -DÁ ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação.
2 -Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.
3 -Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
4 -Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.
5 -Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
6 -Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
7 -Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.
8 -SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.
9 -Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.
10 -Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.
11 -Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.
12 -Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.

Salmo 57.1-11:

1 -TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.
2 -Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
3 -Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.
4 -A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados, filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e a sua língua espada afiada.
5 -Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; seja a tua glória sobre toda a terra.
6 -Armaram uma rede aos meus passos; a minha alma está abatida. Cavaram uma cova diante de mim, porém eles mesmos caíram no meio dela. (Selá.)
7 -Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.
8 -Desperta, glória minha; despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva.
9 -Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.
10 -Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens.
11 -Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.

Salmo 86.1-17:

1 -INCLINA, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito.
2 -Guarda a minha alma, pois sou santo: ó Deus meu, salva o teu servo, que em ti confia.
3 -Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.
4 -Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma.
5 -Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.
6 -Dá ouvidos, SENHOR, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas.
7 -No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes.
8 -Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.
9 -Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
10 -Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.
11 -Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.
12 -Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre.
13 -Pois grande é a tua misericórdia para comigo; e livraste a minha alma do inferno mais profundo.
14 -Ó Deus, os soberbos se levantaram contra mim, e as assembléias dos tiranos procuraram a minha alma, e não te puseram perante os seus olhos.
15 -Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.
16 -Volta-te para mim, e tem misericórdia de mim; dá a tua fortaleza ao teu servo, e salva ao filho da tua serva.
17 -Mostra-me um sinal para bem, para que o vejam aqueles que me odeiam, e se confundam; porque tu, SENHOR, me ajudaste e me consolaste.

Salmo 119.169-176:

169 -Chegue a ti o meu clamor, ó SENHOR; dá-me entendimento conforme a tua palavra.
170 -Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra.
171 -Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
172 -A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
173 -Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.
174 -Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer.
175 -Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos.
176 -Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

Salmo 121.1-8:

1 -LEVANTAREI os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
2 -O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
3 -Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
4 -Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
5 -O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 -O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
7 -O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
8 -O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Salmo 130.1-8:

1 -DAS profundezas a ti clamo, ó SENHOR.
2 -Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.
3 -Se tu, SENHOR, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?
4 -Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
5 -Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
6 -A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
7 -Espere Israel no SENHOR, porque no SENHOR há misericórdia, e nele há abundante redenção.
8 -E ele remirá a Israel de todas as suas iniqüidades.

Mateus 7.7-12:

7 -Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 -Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9 -E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 -E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 -Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
12 -Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.