sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A Inspiração e a Autoridade das Escrituras Sagradas

2 Tm 3.16,17 "Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar,para redargüir,para corrigir,para instruir em justiça,para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra."


O termo "Escritura",conforme se encontra em 2 Tm 3.16,refere-se principalmente aos escritos do Antigo testamento(3.15).Há evidências,porém,de que escritos do Novo Testamento já eram considerados Escritura divinamente inspirada por volta do período em que Paulo escreveu 2 Tm (1 Tm 5.18,cita Lc 10.7;2 Pe 3.15,16).Para nós,hoje,a Escritura refere-se aos escritos divinamente inspirados tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento,isto é,a Bíblia.São(os escritos)a mensagem original de Deus para a humanidade,e o único testemunho infalível da graça salvífica de Deus para todas as pessoas.

(1) Paulo afirma que toda Escritura é inspirada por Deus.A palavra "inspirada" (gr.theopneustos) provém de duas palavras gregas: Theos,que significa "Deus",e pneuo,que significa "respirar".Sendo assim,"inspirado" significa "respirado por Deus".Toda a Escritura,portanto é respirada por Deus;é a própria vida e palavra de Deus.A Bíblia,nas palavras dos seus manuscritos originais,não contém erro;sendo absolutamente verdadeira,fidedigna e infalível. Esta verdade permanece inabalável,não somente quando a Bíblia trata da salvação,dos valores éticos e da moral,como também está isenta de erro em tudo aquilo que ela trata,inclusive a história e o cosmos (conforme 2 Pe 1.20,21; note também a atitude do salmista para com as Escrituras no Sl 119).

(2) Os escritores do AT estavam conscientes de que o que disseram ao povo e o que escreveram é a palavra de Deus (ver Dt 18.18; 2 Sm 23.2). Repetidamente os profetas iniciavam suas mensagens com a expressão: "Assim diz o Senhor".

(3)Jesus também ensinou que a Escritura é a inspirada Palavra de Deus até em seus mínimos detalhes (Mt 5.18). Afirmou também,que tudo aquilo quanto ele disse foi recebido da parte do Pai e é verdadeiro (Jo 5.19,30,31: 7.16; 8.26). Ele falou da revelação divina ainda futura (isto é a verdade revelada do restante do NT), da parte do espírito Santo através dos apostolos (Jo 16.13; conforme 14.16,17; 15.26,27).